Prata Esterlina
Como são criadas as beads de prata...
...tudo começa com uma ideia.
DESENHANDO BEADS DE PRATA PARA JOALHARIA
Alguns designers preferem desenhar em papel, outros optam por técnicas modernas, como a utilização de programas 3D. Depois de idealizar qualquer desenho, todas as beads de prata são trabalhadas com a técnica "cire perdu" ou "cera perdida", que tem 3000 anos. Este método permite a reprodução de pormenores finos da cera para os metais preciosos.
O MATERIAL
A prata é um elemento. É um metal flexível e mais macio do que o ouro. A prata pode ser polida até ficar com um brilho espelhado. A leveza caraterística da cor deve-se às propriedades muito eficazes de reflexão da luz do metal. As contas Trollbeads são produzidas em prata esterlina, que consiste em 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais, principalmente cobre. Por isso, todas as beads de prata Trollbeads têm a marca "LAA 925s". LAA significa Lise Aagaard, e 925s é uma garantia dada pela empresa de que o material utilizado é 92,5% prata esterlina. Se a prata fosse utilizada sem a adição de outros materiais, a prata seria demasiado macia para a joalharia.
CIRE PERDUE - TRABALHAR COM CERA
Quando se desenha uma bead de prata com a técnica de cire perdue, o desenho é primeiro esculpido em cera vermelha. O passo seguinte é fixar o molde a uma barra de cera, sobre a qual se apoia durante o processo de fundição, que começa com um molde de gesso. A cera é derretida no modelo de gesso com uma agulha aquecida. O molde de gesso é ligado a um molde cilíndrico no qual é vertido o gesso. Depois de o gesso ter endurecido, é aquecido num forno que derrete a cera. Fica então com um buraco no gesso que tem a mesma forma que os beads de cera que derreteram.
PRÓXIMOS PASSOS - DA CERA AO GESSO E DEPOIS À PRATA
Em seguida, os grânulos de prata são aquecidos numa pequena tigela, derretem e são vertidos no molde de gesso, preenchendo-o. Quando a prata solidifica, o gesso é submerso em água, o que faz com que se desintegre e a figura de prata possa ser retirada. Nesta altura, a figura está completamente preta. Em seguida, é mergulhada num banho de ácido e fica branca. Quando a bead de prata arrefece, é lavada, renovada e polida.
OXIDAÇÃO
A Trollbeads utiliza a oxidação nas suas beads de prata para criar efeitos de contraste e para lhes dar carácter. Qualquer peça de joalharia oxida se ficar numa caixa durante anos. O nosso processo de oxidação é idêntico ao processo natural de oxidação que o ar exerce sobre a prata, mas nós aceleramos o processo. A oxidação acrescenta novas possibilidades de design e permite aos designers dar às beads um look único e muita profundidade. As beads de prata são mergulhadas numa solução oxidante, que escurece a bead sem danificar a superfície. O depósito escuro é depois polido num tambor, exceto nas dobras e nos cantos onde o polidor não consegue chegar. A superfície da bead fica brilhante e com os cantos escuros, o que dá às beads o carácter e o look caraterístico das Trollbeads. Quando as beads oxidadas estão prontas, são novamente polidas e secas em serradura.
Voilá: Nasce uma nova bead, criada a partir de um trabalho artesanal aperfeiçoado ao longo de gerações.